Cidades inteligentes Startups que cresceram no Vale do Pinhão estarão na Smart City Expo

Imagine você chegando em uma clínica de olhos e, antes de entrar no consultório do oftalmologista, ser pré-avaliado por um robô que irá fazer um teste para auxiliar o médico a diagnosticar doenças como miopia, hipermetropia, presbiopia (vista cansada) e astigmatismo. Parece ficção científica? Pois saiba que esta tecnologia já existe e foi desenvolvida aqui em Curitiba dentro do Vale do Pinhão.

O Adam Robô, criado pela startup Prevention, ainda é inédito e será uma das estrelas do Smart City Expo Curitiba 2018, evento de cidades inteligentes que ocorrerá, de 28 de fevereiro a 1º de março deste ano, no Expo Renault Barigui.

Programa de incentivo à inovação criado pela Prefeitura no ano passado, o Vale do Pinhão tem aumentado a conexão entre os empreendedores da área de tecnologia e irá mostrar em seu espaço no Smart City Expo as ações integradas voltadas à inovação de startups, aceleradoras, investidores, empresas e instituições públicas e privadas de Curitiba.

“O Smart City Expo irá reunir cerca de cinco mil participantes, que poderão conhecer e vivenciar de perto todos os projetos que estão surgindo no Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da cidade”, salienta Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, empresa de economia mista vinculada à Prefeitura e que é responsável pelo gerenciamento do programa.

Durante os dois dias do Smart City, quem visitar o estande do Vale do Pinhão poderá participar de uma programação de palestras de representantes de startups da capital e também conhecer as propostas de revitalização dos bairros Rebouças e Prado Velho, que fazem parte do projeto do Vale do Pinhão. Além disso, serão apresentadas iniciativas pioneiras da capital, como o Centro de Agricultura Urbana (também no Vale) e o Saúde Já Curitiba, aplicativo de pré-agendamento de consultas nos postos de saúde do município.

00218386.jpg

Avant-première

Com lançamento nacional programado para meados de março, o Adam Robô fará sua avant-première no Smart City Expo. "Acreditamos que a apresentação desta nova tecnologia no evento deverá impulsionar ainda mais o crescimento da Prevention e potencializar o surgimento de novos negócios", prevê Juliano de Moraes Santos, 40 anos, criador da startup curitibana especializada em equipamentos de pré-teste de visão.

Ele lembra que a empresa surgiu no fim de 2016, mas ganhou impulso no começo de 2017 com o lançamento do Vale do Pinhão pela Prefeitura.  “Participando do Vale do Pinhão, começamos a produção da primeira versão do Adam e conseguimos impulsionar o crescimento do negócio, pois nos conectamos com outros empresários de Curitiba e fizemos parcerias com fornecedores de hardware e software”, justifica.

Santos salienta ainda que, graças as conexões criadas no Vale do Pinhão, a startup começou suas atividades no Worktiba Barigui (coworking público e gratuito da Prefeitura) e hoje também está incubada dentro da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), onde desenvolveu o Adam Robô, uma evolução do primeiro equipamento, que surgiu para auxiliar os oftalmologistas no diagnóstico de doenças oculares.

"Esta nova geração é mais leve, tem melhor ergonomia e lentes e softwares mais modernos, além de contar com um aplicativo de operacionalização", conta ele. Para 2019, está previsto o lançamento do Adam Autônomo, que eliminará a necessidade de uma pessoa para operar. 

O Sistema Fiep, por meio do Instituto Senai de Inovação (ISI), apoia o Vale do Pinhão e aposta nesse incentivo para o crescimento do empreendedorismo na capital.

Sobre o Vale do Pinhão

Idealizado pelo prefeito Rafael Greca, o Vale do Pinhão é a denominação dada ao Ecossistema de Inovação de Curitiba. O ecossistema de inovação é composto por todos e quaisquer atores cujo objetivo é o desenvolvimento de inovação, como por exemplo, universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups, movimentos culturais e criativos e a sociedade.

Além da Prefeitura de Curitiba, através da Agência Curitiba, outras instituições fomentam o ecossistema, como o Sebrae-PR, a FIEP, o sistema Fecomércio-PR, a PUCPR, a UTFPR, a UP e a UFPR.

Confira toda a programação de eventos e como se inscrever nos programas para startups no site www.valedopinhao.agenciacuritiba.com.br.

Sobre o Smart City Expo Curitiba 2018

É o evento de cidades inteligentes do Smart City Expo World Congress, chancelado pela Fira Barcelona, que ocorrerá na capital paranaense entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março. É a primeira vez que o Smart City Expo ocorrerá em uma cidade brasileira. Foi trazido e está sendo organizado pela iCities, empresa pioneira no Brasil na temática de Cidades Inteligentes.Mais informações no www.smartcityexpocuritiba.com

Guto Kraft