Smart City Expo Curitiba 2018 recebe especialistas mundiais em cidades inteligentes e planejamento urbano

palestrante Frans-Antom Vermast.jpg

A partir desta quarta-feira (28), Curitiba vai se tornar a vitrine da inovação latino-americana em cidades inteligentes ao sediar o Congresso Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, que conta com a presença de grandes nomes internacionais do urbanismo, arquitetura e agentes públicos que promoveram transformações em grandes cidades.

Chancelado pela FIRA Barcelona Internacional – consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona – o evento de dois dias (até 1° de março) na Expo Renault Barigui é organizado pelo iCities com apoio estratégico do World Trade Center Business Club, além da participação oficial da Prefeitura de Curitiba como anfitriã e do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da cidade.

O Congresso do Smart City Expo Curitiba 2018 reunirá 18 palestrantes internacionais e 36 brasileiros. Os debates ficarão concentrados em quatro temas: Tecnologias Disruptivas, Governança, Inovação Digital e Cidades Sustentáveis do Futuro. Confira abaixo quem são e sobre quais temas falarão os principais palestrantes do evento.

Carlos Ratti

Um dos principais nomes é o do arquiteto e engenheiro Carlos Ratti, diretor do Senseable City Lab do MIT, nos Estados Unidos, grupo responsável por estudar as tecnologias capazes de transformar a vida nas cidades. Ratti foi eleito pela revista Wired como uma das 50 pessoas capazes de mudar o mundo e atualmente é o presidente do Conselho de Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre Cidades Futuras. Ratti é responsável pelo conceito de “Cidades Sensíveis”, que oferece ênfase para o lado humano da cidade mesmo em meio à sua transformação tecnológica, e será abordado em sua palestra no Smart City Expo Curitiba.

Frans-Antom Vermast

Consultor de estratégias de planejamento urbano do Amsterdam Smart City, Frans-Antom Vermast é especialistas em soluções urbanísticas e tecnologias para tornar as cidades mais inteligentes. Entre seus projetos estão o Smart Mobile Tickting, que utiliza um aplicativo para validar e autenticar as passagens em transportes públicos, o Smart Mobility, que prevê diversas melhorias em termos de acessibilidade, o Vehicle2Grid, que prevê a utilização compartilhada de baterias em carros elétricos. O tema de sua palestra será “Governando cidades em uma sociedade digital: Estratégias para cidades inteligentes”.

Tia Kansara

Fundadora da Kansara Hackney, consultoria internacional que desenvolve soluções para problemas urbanos, a britânica Tia Kansara possui PhD na Bartlett University College London sobre o projeto de cidades futuras e avaliação de energia no Golfo, e PhD na UCL, em Abu Dhabi, sobre o design das cidades do futuro e trabalhou em conjunto com as autoridades locais para criar o primeiro método de avaliação sobre a energia utilizada na região do Golfo. Kansara foi consultora do UNCTAD (Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento) com o viés de sustentabilidade entre 2009 e 2012. Também é membro do comitê executivo do London Business School’s Global Energy Summit e co-diretora do CleanTechChallenge, grupo que atua para tomar ações relacionadas ao uso da energia limpa e sustentável. Sua palestra no Smart City Expo Curitiba será sobre “Blockchain versus Cidades Inteligentes”.

Pedro Vidal

Engenheiro de Tecnologia da Informação, Pedro Vidal é gerente do Santiago Smart City Program, no Chile, e foi coordenador da Unidade Smart Cities do Ministério dos Transportes. Sua palestra será sobre “Modernização dos serviços públicos”.

Agustín Suárez

Diretor geral de Gestão Digital da cidade de Buenos Aires, na Argentina, Agustín Suárez é formado em Comunicação Social com MBA e Mestrado em Marketing. Em 2016, se tornou Diretor Geral de Gestão Digital no Governo da Cidade de Buenos Aires. Entre os projetos com os quais Agustín está envolvido está o do Mapa Interativo de Buenos Aires, em que o cidadão pode encontrar informações sobre diversos serviços públicos e interagir com a cidade. O tema de sua palestra será “Governando cidades em uma sociedade digital: Estratégias para cidades inteligentes”.

André Trigueiro

O brasileiro André Trigueiro é uma das maiores referências em sustentabilidade no país. Jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, faculdade onde leciona a disciplina de Geopolítica Ambiental, também foi o criador e é professor do curso sobre Jornalismo Ambiental na PUC/Rio. Escreveu diversas obras reconhecidas sobre o tema, foi repórter e apresentador do Jornal das Dez entre 1996 e 2012 e, desde 2006, é apresentador e editor-chefe do programa “Cidades e Soluções”, da GloboNews. Também é repórter da TV Globo, comentarista da Rádio CBN no programa Mundo Sustentável, colunista do G1, da Folha de S.Paulo e colaborador voluntário das rádios espíritas Rio de Janeiro (RJ) e Boa Nova (SP). Sua palestra vai abordar o tema Um futuro sustentável para nossas cidades”.Sobre o Smart City Expo Curitiba 2018

O Smart City Expo Curitiba será a primeira edição brasileira do Smart City Expo World Congress, realizado anualmente em Barcelona, o maior evento global sobre o tema de Cidades Inteligentes, que reúne mais de 18 mil pessoas de 120 países durante três dias. O evento já foi realizado em outras cidades pelo mundo como Kyoto (Japão), Montreal (Canadá), Puebla (México), Casablanca (Marrocos), Istambul (Turquia), Bogotá (Colômbia) e, recentemente, em Buenos Aires (Argentina).

Curitiba foi anunciada oficialmente como sede da edição brasileira em Barcelona, em novembro de 2017, durante o encontro mundial das Cidades Inteligentes, em cerimônia que contou com representantes de 700 cidades mundiais e mais de 400 especialistas. 

 

Guto Kraft