Smart City Expo Curitiba: Side Events trazem debates sobre liderança, empreendedorismo e políticas públicas

Além de reunir grandes nomes do urbanismo, arquitetura e agentes públicos que são referência em cidades inteligentes pelo mundo, o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento mundial sobre cidades inteligentes, vai receber debates e palestras em dois eventos paralelos, realizados pelo Sebrae e pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, na Expo Renault. Além da programação oficial da Fira Barcelona, o Smart City Expo Curitiba terá dois eventos paralelos na programação, em quatro palestras com duração de 60 a 90 minutos cada. Confira: 

Sebrae

O Sebrae vai reunir especialistas em gestão para debater duas temáticas: no dia 28, “O papel dos líderes no desenvolvimento de cidades inteligentes”, com Álvaro Lima, Diretor de pesquisa na Agência de Planejamento e Desenvolvimento de Boston, o professor e pesquisador da PUC-PR, Luiz Marcio Spinosa, e Diogo Bezerra Borges, representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com mediação de Luiz Gustavo Comeli, do Sebrae.

No dia 1º, o tema “Porque o Paraná é o lugar certo para empreender em tecnologia e inovação”, será debatido com a presença do engenheiro civil Claudio Sérgio Tedeschi (case Ecossistema de Londrina), André Scandolo (Case Norte Pioneiro do Paraná) e o farmacêutico Luiz Donaduzzi (case Biopark de Toledo). A moderação é de Julio Cesar Agostini, do Sebrae. 

GIZ

Já a Agência Alemã de Cooperação Internacional apresenta, no dia 28, a paralela “Visão e Políticas Públicas para Smart Cities”, moderada pelo diretor da ANDUS (Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável), Günther Wehenpohl, com a presença do secretário de assuntos ambientais da Embaixada da Alemanha, Lutz Morgenstern, a diretora do departamento de Planejamento e Gestão Urbana do Ministério de Cidades, Diana Motta, e Eduardo Kaplan Barbosa, do BNDES.

Durante a apresentação, o representante alemão vai destacar os assuntos recorrentes da “Smart City Charter” e a sua função na transformação digital sucedido dos municípios a longo prazo. A carta mostra de forma transparente as oportunidades e os desafios bem como as ameaças da digitalização no contexto urbano.

A segunda palestra da GIZ, no dia 1º, vai abordar a “Implementação dos Conceitos de Smart City: Experiências, oportunidades e desafios no contexto local”, também mediada por Günther Wehenpohl, ao lado do secretário de planejamento urbano de Joinville (SC), Danilo Conti, de Roberto Astor Moschetta e Adriana Aceves Fernández, representantes dos departamentos de inovação das cidades de Porto Alegre (RS) e Guadalajara (México).

A GIZ apoia parceiros governamentais em nível nacional, regional e local na adaptação das tecnologias de cidades inteligentes para um próximo desenvolvimento urbano sustentável. A agência vai apresentar o recente fundado laboratório Blockchain oferecendo uma ideia de modelos futuros de governança decentralizada a as aplicações em cidades inteligentes, incluindo mercados de energia, transporte público e privado, peer-to-peer economias e inovações governamentais distribuídas.

Sobre o Smart City Expo Curitiba 2018

O Smart City Expo Curitiba será a primeira edição brasileira do Smart City Expo World Congress, realizado anualmente em Barcelona, o maior evento global sobre o tema de Cidades Inteligentes, que reúne mais de 18 mil pessoas de 120 países durante três dias. O evento já foi realizado em outras cidades pelo mundo como Kyoto (Japão), Montreal (Canadá), Puebla (México), Casablanca (Marrocos), Istambul (Turquia), Bogotá (Colômbia) e, recentemente, em Buenos Aires (Argentina).

Curitiba foi anunciada como sede da edição brasileira em Barcelona, em novembro de 2017, durante o encontro mundial das Cidades Inteligentes, em cerimônia que contou com representantes de 700 cidades mundiais e mais de 400 especialistas. Chancelado pela FIRA Barcelona Internacional – consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona – o evento na Expo Renault Barigui é organizado pelo iCities com apoio estratégico do World Trade Center Business Club, além da participação oficial da Prefeitura de Curitiba como anfitriã e do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da cidade.

PROGRAMAÇÃO

SEBRAE

Paralela 1: O papel dos líderes no desenvolvimento de cidades inteligentes

28 de fevereiro, das 17:15 às 18:30h

Paralela 2: Porque o Paraná é o lugar certo para empreender em tecnologia e inovação

1º de março, das 13h às 14:30h

GIZ

Paralela 1: Visão e Políticas Públicas para “Smart Cities”

28 de fevereiro, das 11h45 às 13h

Paralela 2: Implementação dos Conceitos de Smart City:

Experiências, oportunidades e desafios no contexto local

1º de março, das 13h às 14:30h

Smart City Expo Curitiba 2018

Data: 28 de fevereiro e 1º de março, das 9h30 às 18h

Local: Expo Renault Barigui (Al. Ecológica Burle Marx, 2518 – Santo Inácio, Curitiba)

Informações e inscrições: www.smartcityexpocuritiba.com

exporenaultbarigui.jpg
Guto Kraft