Startups do Vale do Pinhão propõem tecnologias para a revolução cotidiana

Postes “inteligentes” de iluminação informam à Prefeitura que a lâmpada queimou. Robôs fazem uma pré-avaliação da visão antes da consulta médica. Hortas automatizadas de apartamento são programadas via smartphone para se autoirrigar. Carro elétrico conectado a aplicativo alerta que já está na hora de recarregar a bateria.

Essas e outras ideias são desenvolvidas pelas startups que fazem parte do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação de Curitiba. São tecnologias e soluções para a chamada “revolução cotidiana”, aquela que muda o dia a dia das pessoas e também ajuda a rever a dinâmica e o planejamento das cidades, tornando-as ainda mais inteligentes.

No Smart City Expo Curitiba 2018, que ocorre na quarta (28/2) e quinta-feira (1/3) no Expo Renault Barigui, empresas que integram essa rede de inovação serão destaque no Smart Plaza Vale do Pinhão, uma espécie de praça idealizada pela Prefeitura para mostrar as propostas pioneiras do ecossistema e como o município as apoia.

“As smart cities são aquelas que conseguem se desenvolver economicamente e, ao mesmo tempo, mobilizam todo o seu ecossistema de inovação para aumentar a qualidade de vida dos habitantes ao gerar eficiência, emprego e renda em todas as áreas”, lembra o prefeito Rafael Greca.

Idealizador do Vale do Pinhão, o prefeito lembra ainda que a rede é composta por todo ator cujo objetivo é o desenvolvimento com inovação, como empreendedores, startups, poder público, universidades, empresas e terceiro setor.

Mutirões

Criada em 2016, a startup curitibana Prenvention só começou a produzir seu equipamento de pré-teste de visão, no ano passado, após o lançamento do Vale do Pinhão. “Começamos a montagem da primeira versão do Adam, nosso equipamento de pré-teste de visão, pois nos conectamos com outros empresários de Curitiba e fizemos parcerias com fornecedores de hardware e software”, recorda Juliano de Moraes Santos, fundador da empresa.

Ele lembra ainda que, graças às conexões criadas no Vale do Pinhão, a startup começou suas atividades no Worktiba Barigui (coworking público e gratuito da Prefeitura) e hoje está incubada na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), onde desenvolveu o Adam Robô, uma evolução do primeiro equipamento e que terá pré-lançamento no Smart City Expo Curitiba.

Tiago Francisco da Silva, diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, órgão ligado à Prefeitura e responsável por fomentar o Vale do Pinhão, reforça o papel do ecossistema, em especial das startups, no desenvolvimento da cidade. “Algumas dessas soluções já estão beneficiando a população, como a primeira geração do Adam, que está sendo usada nos Mutirões da Cidadania para oferecer pré-avaliação da visão gratuita para a comunidade”, salienta ele.

O diretor técnico da Agência Curitiba diz ainda que a participação das startups no Smart City Expo, dentro do Smart Plaza Vale do Pinhão, é outro exemplo da esforço da Prefeitura para fomentar essas empresas. "Os cinco mil participantes do evento internacional poderão conhecer as soluções inovadoras oferecidas por essas empresas da capital", justifica ele.

"O Smart City Expo será uma grande vitrine para nossa empresa, que busca disseminar práticas de agricultura urbana com uma nova tecnologia", prevê Marcelo Pinhel, diretor executivo da Favo Tecnologia, startup que criou hortas automatizadas para pequenos espaços, programadas via smartphone para se autoirrigar.

Vanderson Vauruk, fundador da HydroBytes Tecnhologies, startup curitibana do setor de Internet das Coisas (que conecta qualquer objeto do dia-a-dia à internet), está otimista com a participando no Smart City Expo. "Vou mostrar como é possível usar nossa solução para tornar 'inteligentes' semáforos e postes de iluminação pública, que poderiam informar que uma lâmpada está queimada", exemplifica ele.

Startups que vão expor ou se apresentar em pitches (palestras de 5 minutos) no Smart City Vale do Pinhão:

Mobi7

Startup da capital especializada em gestão de frotas de empresas e “carsharing”, a Mobi7 oferece uma plataforma de serviços para veículos conectados, medindo a eficiência operacional da frota. Através de um chip instalado no carro, ônibus ou caminhão, é possível aumentar a produtividade, usando as melhores rotas e reduzindo custos com combustíveis e manutenções, além de prevenir acidentes mostrando ao motorista comportamentos indevidos na direção.

Finco Invest

Plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding), a Finco Invest nasceu na capital paranaense e oferece uma carteira de investimentos imobiliários, com aplicações a partir de R$ 1 mil. Durante a execução da obra, o investidor é atualizado sobre o cronograma e também pode analisar seu rendimento através da plataforma. O período de retorno pode variar de acordo com o projeto, sendo de 12 meses para projetos menores e 36 meses para os de grande porte.

HydroBytes Tecnhologies

Startup do setor de Internet das Coisas, a HydroBytes Tecnhologies oferece soluções para conectar qualquer objeto do dia-a-dia à internet e, com isso, permitir que possam ser monitorados, controlados remotamente e até acessados como provedores de serviços.

Prevention

O Adam Robô é a segunda geração de um equipamento de pré-teste de visão criado pela startup curitibana Prevention e fará avant-première no Smart City Expo. A nova geração do Adam é mais leve, tem melhor ergonomia e lentes e softwares mais modernos, além de contar com um aplicativo de operacionalização. A tecnologia auxilia os médicos a diagnosticar doenças como miopia, hipermetropia, presbiopia (vista cansada) e astigmatismo.

192 Smart

Por meio do aplicativo 192 Smart, gratuito para todos os usuários com smarphone iOS e Android, qualquer pessoa pode fazer um chamado ao serviço de urgência de maneira rápida e inteligente. O app, criado por uma equipe liderada pela médica Adriana Mallet, detecta colisões de forma automática e, caso não seja feita a ligação de emergência, realiza um chamado para o 192 mesmo que a vítima esteja inconsciente após um acidente.

Beenoculus

Depois de conquistar o mercado com óculos de realidade virtual de baixo custo para smartphones, a Beenoculus agora desenvolve conteúdos educacionais para serem utilizados por meio da realidade virtual. Uma equipe de desenvolvedores, instalada na sede da startup em Curitiba, é responsável por criar games e captar imagens de ambientes reais por meio de câmeras que filmam em 360 graus e transformá-las em vídeos interativos de temas educacionais para serem usados nas salas de aula.

Favo Tecnologia

A Favo Tecnologia é uma startup da capital que surgiu, há dois anos, e comercializa hortas verticais automatizadas para pequenos espaços com auto irrigação via aplicativo de smartphone. Denominada Apis, a horta vertical pode ser instalada na parede das casas. O morador pode plantar verduras e temperos de ciclo curto em uma mistura de terra especial também fornecida pela startup.

Hitech Electric

Produz, desde 2017, o veículo e.coTech, de dois e quatro lugares, 100% elétrico. O veículo tem autonomia de até 120 km e pode ser recarregável em tomada comum (110 ou 220V). A empresa, com fábrica em Pinhais, oferece ainda um aplicativo que fica conectado ao veículo e fornece informações sobre autonomia, status da bateria, aviso de manutenção e ativação remota do ar-condicionado e destravamento das portas.

Conheça o Vale do Pinhão

Idealizado pelo prefeito Rafael Greca, o Vale do Pinhão é o ecossistema de inovação de Curitiba e região. A rede, formada por empreendedores, startups, poder público, universidades, investidores, grandes empresas e o terceiro setor, atua em conjunto para fortalecer o desenvolvimento sustentável e de negócios inovadores da capital. Desde o ano passado, a Prefeitura, através da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, vem estimulando o Vale do Pinhão.

A sede do Vale do Pinhão é o Engenho da Inovação, no bairro do Rebouças, que se transformou em um moderno espaço para estimular a inovação e a criação de novas empresas, através de uma agenda ativa e qualificada de ações que fomentam o networking e a qualificação profissional.

Confira toda a programação de eventos e como se inscrever no programa para startups no site www.valedopinhao.agenciacuritiba.com.br.

Smart City Expo Curitiba 2018

É o evento de cidades inteligentes do Smart City Expo World Congress, chancelado pela Fira Barcelona, e ocorrerá em 28 de fevereiro e 1º de março, no Expo Renault Barigui. Foi trazido e está sendo organizado pela iCities, empresa pioneira no Brasil na temática de Cidades Inteligentes.

O Smart City Expo Curitiba, que deve receber cerca de cinco mil participantes, será dividido em quatro temas: Tecnologia Disruptiva (que quebra padrões), Governança, Inovação Digital e Cidades Sustentáveis do Futuro. O evento, que pela primeira vez ocorrerá em uma cidade brasileira, tem o apoio da Prefeitura de Curitiba. Mais informações no www.smartcityexpocuritiba.com

Guto Kraft