Hyperloop: transporte mais veloz do mundo idealizado por Musk será a estrela do Smart City Expo Curitiba 2019

Principal palestrante do evento será o empresário Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop TT

Seguro e com energia limpa, sem emissão de carbono: assim será o transporte mais rápido do mundo, o hyperloop. O novo veículo de transporte, idealizado por Elon Musk – o bilionário presidente da Tesla e da companhia de transporte espacial SpaceX –, alcançará a impressionante marca de 1080 km/h, o que significa duas a três vezes mais velocidade que um trem-bala. O empresário Bibop Gresta embarcou na ideia futurista de Musk. Ele é cofundador da Hyperloop Transportation Technologies, criada em 2013 para desenvolver o sistema, e será a principal atração do Smart City Expo Curitiba 2019. O evento, que será realizado no Expo Barigüi nos dias 21 e 22 de março, deve mobilizar mais de 6 mil pessoas, representantes de 80 cidades brasileiras e de 25 cidades do exterior.

A vinda de Gresta à capital do Paraná – uma das cinco cidades do mundo que conta com as bênçãos da Fira Barcelona para ser sede do maior evento de smart cities do planeta – foi articulada por Roberto Marcelino, sócio-diretor do iCities, a empresa curitibana que trouxe o Smart City para o Brasil pela primeira vez no ano passado. “É a materialização de um sonho trazer o idealizador do sistema mais avançado do mundo em transporte. A gente se aproxima do estado da arte do transporte moderno, inteligente, do futuro”, comemora Beto.

O hyperloop não é mais um exercício futurístico. A versão comercial para o transporte de passageiros está prevista para este ano. A empresa tem acordo com sete países e permissão para explorar uma linha entre a República Tcheca e a Eslováquia, com as cápsulas movidas por “levitação magnética passiva”, viajando dentro de um tubo. A empresa Hyperloop TT já está no Brasil, com um centro de inovação global para logística instalado e operando em Contagem, Minas Gerais. No ano passado, o head de desenvolvimento de negócios no Brasil da HyperloopTT, Ricardo Penzin Monteiro, veio a Curitiba para o lançamento do Smart City 2019 e falou sobre a tecnologia e o protótipo apresentado na França.

Bibop Gresta

Bibop Gresta

Guto Kraft