Prefeitos debatem planos diretores para cidades inteligentes

WhatsApp Image 2019-03-22 at 11.38.12.jpeg

Cinco prefeitos se reuniram na plenária principal do Smart City Expo Curitiba 2019 para discutir sobre os desafios, soluções e oportunidades para que seus municípios sejam cidades inteligentes. O debate foi composto pelos prefeitos Rafael Greca (Curitiba), Antonio Carlos Magalhães Neto (Salvador, BA), Felicio Ramuth (São José dos Campos, SP), Gustavo Costa (Guarulhos, SP) e Udo Dohler (Joinville, SC). O encontro foi mediado por Daniel Annenberg, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia de SP.

Na abertura, Greca ressaltou que escolheu a inovação como estratégia de governo para gerir Curitiba. “Inventei o conceito de Vale do Pinhão, em Curitiba, para atrelar o nome da cidade com a tecnologia. Hoje temos startups que ganharam projeção internacional, projetos educacionais para que crianças aprendam robótica e tecnologia, entre vários projetos.  Provocar a inovação é preciso, por isso Curitiba já é destaque como uma das cidades mais inteligentes do mundo” disse Greca.

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Costa, destacou a importância de projetos de maior investimento e apontou Parcerias Público-Privadas como uma alternativa. Já Udo Dohler, prefeito de Joinville, disse que parcerias sem ônus são a alternativa que vem utilizando na cidade que administra. Entre elas, o sistema eletrônico de informações, cujo modelo a administração joinvilense importou sem custos do TRF-4 e também o modelo de internet industrial desenvolvido na cidade.

Para o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, a tecnologia no setor público precisa estar associada à remuneração de serviço e não de produto. "É um erro achar que o poder público pode resolver tudo sozinho. No processo privado, o parceiro faz o investimento na frente, o que agiliza a implantação. E a remuneração é pelo tempo da concessão do serviço", observou. Costa considera que é necessário adequar a solução à cidade e ao montante de investimento em questão. O prefeito de Salvador, ACM Netto, disse que está sendo implantada em Salvador uma rede de infovias.

Guto Kraft